Livro “Becoming Brazilian” apresenta país para expatriados

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“Finalmente eu amo o Brasil, meus filhos cresceram aqui e agora tenho meu RG”. São com palavras de orgulho e satisfação de quem vive no Brasil há mais de 20 anos, que o autor Thomas Augustin Winter acaba de lançar o livro “Becoming Brazilian”, que retrata o que é o Brasil para expatriados que precisam fazer negócios por aqui.

Com 320 páginas, o livro tem como propósito apresentar o país para profissionais estrangeiros que trabalham ou vivem no Brasil, de modo que consigam ser mais produtivos e superem o “choque cultural”. Além disso, a proposta da obra também é trazer mais detalhes da cultura, história e celebrações das diferentes regiões do país.  

“Depois de ver alguns gestores expatriados frustrados com o Brasil, eu percebi o quanto era importante que estes estrangeiros fossem treinados na cultura brasileira para fazer negócios de forma mais eficaz e que os viajantes tivessem uma compreensão mais profunda do país.  O Brasil é um país particularmente importante para o mundo e ainda não há bons livros que tratem do assunto”, explica Winter.

Para Winter que, nasceu em Washington D.C nos EUA e passou a maior parte da carreira profissional em empresas multinacionais, o Brasil é um lugar estimulante e divertido para se trabalhar e visitar, porém, burocrático. “Como gestor profissional, a complexidade e burocracia de fazer negócios no país é um desafio. Entender e tentar fazer as coisas corretamente e legalmente precisa estar esclarecido para qualquer gestor estrangeiro, pois os processos brasileiros são mais onerosos”, afirma.

Publicado pela Editora Appris, o livro é dividido em duas partes. A primeira revê o comportamento, as celebrações e as crenças brasileiras. “Como evitar pagar mico?”, “Como beber chimarrão?”, “Como trabalhar com o tempo brasileiro?”, “Como cumprimentar e dizer adeus aos brasileiros?” são alguns exemplos. O livro explora ainda todas as regiões do Brasil através de sua comida e história. “O livro aborda temas diversos como, Forró, Bumba Meu Boi, Jeitinho, Pomba Gira e Zé Carioca.  Eu não quero que o leitor aprenda sobre estereótipos brasileiros das regiões do Brasil, mas sim que eles entendam o Brasil de Norte a Sul”, comenta Winter.

Já a segunda parte reconhece que os brasileiros e o Brasil têm alguns problemas muito antigos e sérios que todos já sabem, mas um estrangeiro que vive aqui precisa entender melhor. Desigualdade social, racismo, más perspectivas de emprego, corrupção, impunidade e violência criminal são alguns problemas que conhecemos como brasileiros.

“No livro, destaco que todos esses problemas foram resultado da história colonial brasileira sob a política portuguesa. O Brasil tem uma história única de ser, o único país do hemisfério ocidental unido sob uma monarquia que foge de Portugal.  Só agora, depois de muitos escândalos de corrupção e impunidade, os brasileiros estão prontos para reformar suas instituições de governo.   Mesmo que os problemas do Brasil ainda existam, só de olhar para a história do país é possível medir o progresso que foi feito”, defende o autor que, acredita que o livro pode ajudar expatriados a amar o Brasil. 

Com preço sugerido de R$ 62,00, o livro já está a disponível em inglês pela Editora Appris no site www.editoraappris.com.br e, em breve, nas principais livrarias do país, como Amazon, Travessa, Cultura, etc. A versão em português de “Becoming Brazilian” está prevista para 2022.

Sobre Thomas Augustin Winter

Thomas Winter vive no Brasil há mais de 20 anos.  A maior parte de sua carreira profissional foi com empresas multinacionais de comércio agroindustrial que atuam na América Latina. Ele tem três filhas brasileiras/americanas. Possui MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of International Management e bacharel em Economia pela Colorado College.  Atuou no conselho de administração da Escola Internacional de Curitiba e da Escola South Kent.  Ele tem faixa marrom no Jiu-Jitsu brasileiro.  Atualmente, mora em São Paulo, onde trabalha como consultor e auxilia organizações com formação de equipes e eventos interculturais.