Segundo Carol Marçal, “Os seus filhos são seu maior investimento!”

0

Educar os filhos não é uma tarefa nada fácil. Cada filho carrega consigo um propósito e um chamado dentro dele e que constitui a sua essência. Querer educa-los da mesma forma, faz com que todos façam a mesma coisa, aquela que foi determinada pelos pais. Por isso que o papel dos pais na educação dos filhos é o de descobrir a essência dos filhos e não querer impor as suas vontades sobre eles.


Segundo Carol Marçal, mãe de quatro filhos, “aprendemos que devemos tratar os filhos todos de forma igual, dando as mesmas coisas para todos. Mas os pais não podem tratar os filhos do mesmo jeito para todos. Há um princípio da isonomia que instrui a tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual.”


É preciso entender que cada filho tem um temperamento e acolhe as informações de forma diferente. As conversas, o jeito de lidar, as cobranças devem ser diferentes, pois cada filho é diferente um do outro. “Tem filho que tem que ser mais firme, outro só precisa falar uma única vez, já há aquele que precisa corrigir mais vezes, cada filho é único”, relata Carol.


Por isso que “os seus filhos são seu maior investimento. Você não pode fazer de qualquer jeito, mas tem que se aplicar nesta missão, dando o seu melhor, para que descubra assim o coração de Deus em relação a seus filhos”, afirma Carol.


Educação dá trabalho. Demanda atenção. É muito mais fácil para os pais ligar a televisão e deixar os filhos assistindo horas e horas de desenho animado ou deixar as crianças com os olhos vidrados no celular ou ainda permitir que eles façam o que quiserem. Muitos pais trabalham o dia inteiro e quando chegam em casa estão cansados e não estão dispostos a criarem um confronto com os filhos para educa-los.


Os pais não podem se preocupar com os erros. Você vai errar durante o processo, mas cada vez que isso acontecer é um sinal de que você aprendeu, por estar se capacitando, se instruindo. É óbvio que tem coisas que são inegociáveis, como os princípios e valores. Estes são imprescindíveis no seu maior investimento, que são seus filhos.


Ainda que seja difícil educar os filhos, Carol Marçal, com base na sua própria experiência, relata a possibilidade disto acontecer e potencializar o que já é natural e fácil neles. “É princípio nosso não dar qualquer acesso aos filhos, porque eles não têm capacidade plena de assimiliar todas as informações repassadas. Comecei a perceber na nossa casa que quanto mais eu deixava meus filhos na frente da televisão, mais eles ficavam agitados e acelerados. Por isso decidimos diminuir cada vez mais este acesso”, conclui ela.


Uma das maiores dificuldades dos pais na educação dos filhos é a super-proteção, que atrapalha o processo de crescimento e maturidade das crianças, pois impede que eles lidem com as frustrações, cometam os próprios erros e aprendam a fazer escolhas. A super-proteção vai gerar adultos inseguros, indecisos e inconsequentes.


Sobre este grande investimento na vida do casal, Carol Marçal conclui afirmando que “não podemos terceirizar a educação dos nossos filhos. Podemos ter ajudas, a escola pode auxiliar, mas o personagem principal e a responsabilidade na educação dos filhos é dos pais e de mais ninguém”.