Mariane Emanuelle representou o Parque Nacional da Serra da Capivara como ‘Guerreira da Serra da Capivara’

0

O Parque Nacional Serra da Capivara é um local de conservação arqueológica com uma grande riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios.  

Mariane Emanuelle representou o estado do Piauí no ‘Miss Brasil Pré – Teen 2021’, concurso realizado em Porto Alegre (RS), sob a coordenação nacional de Cássio Pardo e Thiago Fagundes. 

Em setembro de 2022, Mariane embarcara para Punta Cana na República Dominicana, para representar o Brasil no ‘Mini World 2022 – Pré – Teen’. As expectativas são grandes, mas sem dúvidas de que ela vai brilhar! 

O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas. O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público. 

O Parque Nacional Serra da Capivara é um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de humanos e animais pré-históricos.  

Foi criado graças, em grande parte, ao trabalho da arqueóloga Niède Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque. Pelo seu valor histórico e cultural, o parque foi declarado pela UNESCO, em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.