Joyce Ribeiro e o encontro com as duas “Chicas”: Zezé Motta e Taís de Araújo

0

Jornalista participa da bancada do programa ‘Roda Viva’ que teve a atriz Zezé Motta no centro da roda

A jornalista Joyce Ribeiro foi uma das entrevistadoras que integrou a bancada do programa Roda Viva (TV Cultura) que teve como convidada especial a atriz e cantora Zezé Motta.

A participação da atriz foi uma celebração ao mês da Consciência Negra que tem o dia 20 de novembro como data que marca eventos que, além de celebrar, buscam conscientizar a sociedade para o racismo que ainda resiste e permanece.

Joyce Ribeiro, autora do livro ‘Chica da Silva _ Romance de uma vida’, personagem que a atriz interpretou no filme de Cacá Diegues em 1977, optou por fazer perguntas que envolviam temas como liberdade feminina, autonomia, escolhas profissionais e as muitas nuances da personagem interpretada também pela atriz Taís de Araújo presente na bancada.

Durante o programa, Zezé Motta teve sua trajetória lembrada e vários aspectos de sua carreira foram ressaltados pelos demais entrevistadores. Questões sobre o preconceito racial que sofreu ao longo de sua trajetória, sobre sua busca pela aceitação pessoal e a conquista da autoestima, entre outros, foram destacados.

A jornalista e escritora, Joyce Ribeiro, novamente teve a oportunidade de lembrar a vida de Chica da Silva, uma mulher negra e escravizada que, contudo, conseguiu ultrapassar essa condição e se tornou um símbolo de autonomia e empoderamento.