Atriz Simone Zucato e outras celebridades reforçam campanha de conscientização da Saúde Vascular

0

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lançou neste mês a campanha Agosto Azul e Vermelho, com o propósito de conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde vascular. A atriz Claudia Raia foi eleita a embaixadora da campanha e vários artistas e personalidades voluntárias estão divulgando em suas redes sociais mensagens sobre a campanha. Simone Zucato, Dira Paes, Henri Castelli, Juliana Alves, Leona Cavalli, Marcos Pasquim, Mouhamedh, Suzy Rêgo, Wolf Maya e Caco Ciocler, reforçam com mensagens a fim de engajar a população para a realização de consultas e exames de rotina, bem como hábitos de vida saudáveis.

Nesta ação, as celebridades aparecem vestidas com a camiseta da campanha, que foram escolhidas por representarem, em livros médicos, as veias do corpo humano em azul, e as artérias em vermelho. Elas também divulgam o gesto oficial da campanha que é a letra V (Vascular e Valorize a Vida), com os dedos pintados nas cores mencionadas. A divulgação é feita por meio das redes sociais da SBACV, Facebook; Instagram; YouTube; e LinkedIn, com posts e vídeos semanais, e nos principais portais do país.

As recomendações mais importantes a prevenção são: sair do sedentarismo; parar de fumar; melhorar a alimentação; fazer ginástica e fortalecer a panturrilha; usar meias elásticas; e manter um peso equilibrado. E, sempre que possível, passar pela avaliação de um especialista vascular.

A atriz Simone Zucato, que também é médica, explica a importância da conscientização. “Durante a pandemia eu perdi muitos amigos e conhecidos. Não sei se pelo fato de eu também ser médica, as pessoas acabavam me avisando na esperança de eu poder ajudar de alguma forma e, em alguns casos, eu consegui ajudar. E também tiveram muitos amigos que acabaram desenvolvendo sequelas da doença. Alguns tiveram trombose, outros tiveram AVC. A Covid-19 afeta bastante o sistema circulatório e, às vezes, as complicações podem aparecer meses após a doença. Quando eu soube sobre a campanha, achei de extrema importância falar sobre a saúde vascular, de como nossos hábitos podem influenciar nela. Era algo que até então não ouvíamos muito. Fiquei muito feliz em poder participar e contribuir um pouco para uma causa tão importante” enfatiza Simone.