Seja honesto: você certamente possui muito mais do que apenas um par de sapatos. A maioria dos pares amados ficam pelos corredores, secam na varanda ou foram jogados para o canto mais distante do armário.
Precisamente porque a maioria dos sapatos é guardada com mais frequência do que usada, a questão de “como” é importante. Saber guardá-los corretamente garante que seus sapatos fiquem bonitos por mais tempo – e com uma ou duas dicas você pode até colocar todos os seus favoritos no centro das atenções.
Por que a questão do armazenamento é importante?
Se você não pensou em como guardar seus sapatos femininos corretamente, você não está sozinho. É um tema que muitas vezes é esquecido na vida cotidiana. No entanto, muitas pessoas não estão cientes de que o armazenamento incorreto pode afetar negativamente a aparência ou a vida útil dos sapatos.
A umidade e a sujeira geralmente se tornam um problema. Eles podem deixar manchas desagradáveis que são difíceis ou impossíveis de remover mais tarde. Um cheiro desagradável ou, na pior das hipóteses, até mofo podem se formar nos sapatos e, assim, garantir que eles acabem prematuramente na lata de lixo.
Mas temperaturas extremas também podem estressar o material. Torna-se quebradiço e instável, os sapatos podem perder a forma e de repente não serem mais confortáveis, ou os sapatos simplesmente não parecem mais bonitos.
Portanto, armazená-los na varanda no calor do verão ou em um porão sem aquecimento quando as temperaturas estão abaixo de zero no inverno não é a estratégia certa na maioria dos casos.
Regras básicas: o que você precisa considerar ao guardar sapatos
Como você armazena seus sapatos corretamente depende de vários fatores. A temporada também desempenha um papel importante, mas não só. Também é importante que os sapatos sejam protegidos de influências externas, como umidade ou poeira, não danifiquem uns aos outros e mantenham sua forma – para citar apenas alguns dos muitos exemplos. O que parece complicado à primeira vista é muito simples à segunda vista, com as seguintes dicas:
Escolha um lugar fresco, mas não muito frio
O frio pode atacar o material dos sapatos e, assim, afetar negativamente o ajuste ou a robustez. Então o porão está bem, desde que esteja seco. Evite também deixar seus sapatos em um lugar quente, por exemplo, no carro ou na varanda sob o sol escaldante. Para estar no lado seguro, armazene-os em sua sala à temperatura ambiente.
Mantenha a umidade longe dos materiais
Antes de guardar, é importante que os sapatos estejam completamente secos. Para isso, vale a pena desmontá-los em suas partes individuais, ou seja, retirar os cadarços, tirar as solas e assim por diante. Deixe-os em um local seco, mas não muito quente, até ter certeza de que toda a umidade evapora.
Limpe os sapatos antes de guardá-los Limpe os sapatos antes de guardá-los
Agora que os sapatos saltos fechados foram desmontados em suas partes individuais, você deve fazer uma limpeza completa. Por exemplo, você pode lavar os cadarços ou substituir as palmilhas – se necessário. O sapato deve então parecer novo.
É importante que você execute esta etapa antes de guardar, porque algumas manchas penetraram tão profundamente no sapato que não podem mais ser removidas. Isto acontece sobretudo, mas não só, com o sal de estrada. Após a limpeza, você pode juntar os sapatos novamente e enchê-los com jornal.
Deixe os sapatos respirar
O papel do jornal mantém a forma, mas não pode fazer milagres. Portanto, é importante que você não empilhe os sapatos aleatoriamente um em cima do outro ou os pressione em um pequeno canto para que fiquem espremidos.
Isso sobrecarrega os materiais e deforma os sapatos. Em vez disso, eles devem ter ar suficiente para “respirar”, ou seja, ficar de pé ou deitado em sua forma natural, por assim dizer, sem pressão externa.
Garanta a higiene ao armazenar
Colocando pequenas bolsas perfumadas nos sapatos guardados e verificando em intervalos regulares se tudo na coleção de sapatos ainda está “seco”, como diz o ditado.
Se você seguir essas dicas simples, você deu o primeiro passo para sapatos duráveis e bonitos em todas as estações. O segundo passo é encontrar um espaço de armazenamento adequado para armazenamento.