Você sabe como e o que precisa para ingressar no mercado de voz? Nos últimos anos, esse segmento se tornou uma excelente oportunidade para diferentes tipos de profissionais – isso mesmo, não apenas os cantores!
Você pode até não ter essa visão, mas a voz é um poderoso instrumento de trabalho. Com ela, você consegue atuar em diferentes nichos e construir uma carreira de sucesso. Mas, é claro, existem alguns passos muito importantes se você quer ser um profissional completo.
Ao longo do artigo, vamos apresentar 5 segmentos nos quais você pode trabalhar com a voz e o que precisa para se especializar em cada um deles. Portanto, não deixe de ler até o final para se tornar especialista no assunto! 5 oportunidades para quem quer trabalhar no mercado de voz:
Locução
A locução é, sem dúvidas, um nicho em ascensão no país, principalmente na era da internet. De forma geral, o locutor é o profissional que vai usar a voz para interpretar textos e falar, podendo ser em veículos de mídia, como o rádio e televisão, ou narração de vídeos para as redes sociais.
Nesse segmento, é possível trabalhar tanto como autônomo, quanto em empresas especializadas em locução.
A formação do locutor geralmente se dá na faculdade de Jornalismo ou Rádio e TV. Além disso, é possível também fazer cursos específicos para a locução, garantindo que você tem tudo o que precisa para começar a carreira na área.
Dublagem
Outra excelente oportunidade para quem busca ingressar no mercado de voz é trabalhar com a dublagem. Nesse caso, os profissionais também usam a voz, mas ela é emprestada para personagens de filmes, séries, desenhos, enfim. Qualquer produção artística que não seja gravada em nosso idioma.
Se você tem interesse em trabalhar com a dublagem, será preciso, primeiro, se especializar. Geralmente, dubladores são formados em Artes Cênicas ou Teatro. É preciso também possuir o DRT (registro de ator) para conseguir atuar nessa profissão.
Isso porque não basta apenas ser capaz de enunciar bem as palavras. É preciso também trazer toda a emoção que o personagem sente. Sendo assim, a profissão de dublador é voltada especificamente para atores.
Canto
Enquanto isso, cantores também fazem parte do mercado de voz e têm uma demanda cada vez maior pelos seus serviços. Afinal, depois da pandemia, o número de eventos culturais aumentou significativamente, colocando artistas em foco.
Para trabalhar como cantor, você precisará desenvolver bem a sua voz, compreendendo qual é sua extensão vocal e o gênero que você gosta de cantar. Será preciso decidir se você quer trabalhar com covers ou investir em produções autorais; se quer trabalhar na internet ou em bares; se tem interesse em trabalhar com eventos… Enfim, são muitas as possibilidades!
Cantores não precisam de nenhuma formação específica, embora o curso de canto seja imprescindível para a sua profissionalização. Então, que tal começar a estudar agora mesmo para que você possa seguir os seus sonhos?
Podcasts
Uma possibilidade relativamente nova e que também surgiu com a popularização das redes é a gravação de podcasts. Os podcasts são, basicamente, como programas de rádio, tratando dos temas mais diversos, desde talk shows, até produções jornalísticas, de storytelling e mais.
Os podcasts podem ser armazenados em diferentes plataformas de streaming, como o Spotify, e se tornarem um negócio realmente lucrativo. Ou seja, você pode ganhar dinheiro no mercado de voz trabalhando com o que você ama falar sobre!
Vale lembrar que a divulgação e a consistência são imprescindíveis para quem busca montar um podcast de sucesso. Logo, esteja preparado para muito trabalho!
Aulas de canto
Por último, você pode também montar o seu próprio curso de canto. Caso você já seja especializado e profissional, é possível passar o seu conhecimento para a frente e, com isso, construir uma carreira de sucesso como instrutor.
Viu só quantas possibilidades existem para trabalhar com a sua voz? Com um instrumento com o qual você já nasceu, é possível transitar entre diferentes segmentos e escolher aquele que mais combina com você.