Coach de Instagram, Valeska Bruzzi dá 8 dicas para bombar nas redes sociais

0

Bombar no Instagram é desejo de muita gente. E não é de hoje que os especialistas descobriram formas de fazer posts fazerem mais sucesso seguindo algumas dicas, como conteúdos, horários e até esquema de postagens diárias.

E é nisso que Valeska Bruzzi, conhecida por ser coach de redes sociais, vem se empenhando nos últimos anos. Até por isso tem mais de 655 mil seguidores só no Instagram e bomba com publicações sobre dicas do que fazer nas redes.

Confira algumas dicas:

EXERÇA A SUA LIDERANÇA

“Um dos pontos principais para que você consiga aumentar o engajamento no Instagram é exercer liderança. Faça com que a sua audiência te veja como um líder, afinal, ele é a pessoa que incorpora os valores do movimento e direciona a audiência para o objetivo a ser conquistado. Traga clareza do que você vai oferecer, para que serve e qual o objetivo. É o líder que vai incorporar os valores que serão buscados por meio do desafio, dando exemplo, conduzindo, corrigindo, trazendo e mantendo o assunto em alta”.

TENHA UM PROJETO CLARO

“Se você quer aumentar o engajamento no Instagram com desafios, precisa ter o foco do desafio muito claro. O grande objetivo precisa ser muito bem explicado, afinal, quando você não dá clareza, a sua audiência não engaja ou desiste pelo caminho. Além disso, pense também em quais pequenas vitórias a sua audiência vai conseguir mensurar para perceber que está conseguindo chegar à grande vitória final. Estabeleça também a quantidade de dias que o desafio vai durar e atualize diariamente o prazo que falta para finalizar. Por fim, estabeleça regras: Sem regras, o desafio fica solto e as pessoas não levam a sério. Crie as regras e divulgue-as com uma certa antecedência”.

PENSE EM CRIAR UM GRUPO PARA O DESAFIO

“O ser humano gosta de se sentir parte de um grupo. Gostam de conversar, falar, e gerar trocas. Entretanto, para aumentar o engajamento no Instagram, você não precisa necessariamente criar um grupo. Conheça o seu público e entenda onde ele estará presente. Tenha também muita atenção na moderação, pois podem aparecer situações desagradáveis. Caso queira criar um grupo, eu aconselho criar no Telegram. Nele, os números dos participantes ficam ocultos, a moderação é mais fácil, você pode deixar o grupo fechado e programar horários específicos para abrir para conversas, pode definir se vai ou não ter áudio e ainda pode programar as postagens. No Whatsapp é mais complicada a criação de um grupo, já que as pessoas têm acesso ao número de telefone dos integrantes e podem usar para aplicar golpes. Além de ser mais fácil ocorrer mini rebeliões e pirateamento de materiais. A única questão é que a desvantagem do Telegram é o nível de acesso. Poucos acessam com frequência. Então, grupos menores podem funcionar melhor no WhatsApp”.

TENHA UMA IDENTIDADE VISUAL

“Tenha uma identidade visual para o seu desafio. Pode ser uma cor, um filtro, uma borda, um símbolo, um emblema, um lugar da sua casa. É legal preparar uma identidade visual para aumentar ainda mais a sensação de pertencimento dos participantes”.

CRIE RITUAIS

“Uma das maneiras de aumentar o engajamento no Instagram com os desafios é dando continuidade sobre aquele assunto, afinal, é isso que as pessoas esperam após o seu início. Nesse sentido, você precisará ter a habilidade de contar histórias. Quais os rituais que irão aparecer no seu perfil todos os dias sobre o desafio? Que significado você atribuirá para esses rituais que consolidarão a conquista que você quer trazer para seu seguidor?”

TENHA EXPRESSÕES E PALAVRAS “PRÓPRIAS”

“Qual será o nome do seu desafio? Qual será a piadinha interna que você vai usar para gerar a sensação de pertencimento? Faça as pessoas se sentirem parte de um todo. Qual nome de grupo, emoji, hashtag você vai usar para criar um movimento, um grito de guerra?”

COMPARTILHE OS RESULTADOS DO SEU GRUPO

“As pessoas que estão participando do desafio querem saber como estão progredindo as outras pessoas que estão no desafio também. Reposte-as. O objetivo do desafio não é simplesmente aumentar a audiência. A função primordial, quando se pensa em funil de vendas, é o meio de funil, ou seja, é desenvolver relacionamento. O desafio pode ser feito sem a intenção de vender, mas não se esqueça que vender é ajudar.

Você também pode fazer desafios que aumentem a consciência do seu consumidor para o próximo passo: te contratar, comprar um e-book, pagar para entrar no close friends ou para continuar participando de outros desafios mais aprofundados, receber uma newsletter semanal, marcar uma sessão com você, contratar um projeto seu, aumentar o relacionamento e a percepção de valor da sua marca, etc. Sempre deixe sua audiência saber seu próximo passo e não deixe para falar na última hora”.

PREMIAÇÃO

“É muito mais fácil fazer com que pessoas se engajem a participar de um desafio, caso saibam que terão uma premiação ao final. O prêmio pode ser o alcance do objetivo ou algo que se conecte com aquilo que você oferece profissionalmente”.