Diretamente do Rio de Janeiro, o palestrante Rafael Cobra é um dos grandes nomes em evidência no mundo das palestras do ano de 2021. Sucesso é tanto que ele participou do TEDX Castro, realizado no mês de julho deste ano, ao lado de outros grandes nomes do mercado. Colecionador de prêmios de “Melhor Palestra” nas conferências em que participa, Rafael está acostumado a ganhar títulos.
Antes dos palcos, o palestrante foi um dos remadores de destaque da modalidade no Brasil. Segundo Rafael, ele teve de enfrentar um dos piores momentos de sua vida até conseguir recomeçar tudo e alcançar o patamar que possui atualmente. O ex-atleta da Seleção Brasileira de Remo enfrentou mais de 10 operações pelo corpo e entendeu ser o momento de largar os remos até encontrar um novo ambiente profissional: o microfone.
“É o que falo, eu proporciono transformação, tanto em palestra quanto em mentoria. Em palestra, conto minha história que é muito densa, de muito sofrimento. Mas uma história feliz, pois escolhi ser feliz, eu dei um novo olhar para os acontecimentos e transformei dor em combustível. Minha principal dedicação é entregar o protagonismo de volta para as pessoas, a autonomia sobre a própria vida. Em mentoria, eu trabalho focado no amadurecimento da personalidade voltado para relacionamentos. Tenho como meta influenciar pelo exemplo, pela determinação e obstinação em ser feliz, independentemente do que aconteça”, explica Rafael Cobra.
Mesmo com o fim da carreira no remo marcado pelas constantes cirurgias, Rafael Cobra está marcado na história do esporte no Flamengo. Ele teve o nome gravado em uma placa de bronze no clube do Rio de Janeiro, como forma de reconhecimento pelos excelentes resultados obtidos. Após conseguir redefinir sua trajetória de vida, Rafael decidiu transformar-se em uma referência para que mais pessoas também mudassem de realidade.
“É a questão da ressonância da minha mensagem, é evidente. Eu impacto e transformo positivamente muitas pessoas, mas prefiro colocar a relevância social em escala. Até porque todos os meus métodos são dolorosos, mas consigo dizer sobre a grande eficácia e possibilidade de transformação que eles carregam. É o que sempre falo para meus alunos: no veneno existe a cura. Por isso acredito que tenho um papel de influência pelo exemplo, pela minha determinação e obstinação em ser feliz, independentemente do que aconteça”, comenta Rafael Cobra.